Como prevenir úlceras por pressão?
Paciente acamados ou hospitalizados por um longo período, tendem a apresentar as famosas úlceras por pressão (UPP), que são lesões da pele ou de tecidos subjacentes, resultantes da pressão do corpo sob a superfície, principalmente diante de proeminências ósseas, causando fricção (atrito).
As úlceras são classificadas por estágios, que devem ser avaliadas por um profissional de saúde qualificado. Geralmente têm maior incidência na região sacra e nos calcanhares, mas também podem surgir nos quadris, tornozelos e cotovelos.
Além disso, existem diversos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento dessas úlceras, como idade, desnutrição, edema, pressão arterial, incontinência urinária e fecal, traumatismos e infecções.
Inicialmente é possivel identificar o surgimento de uma úlcera através da coloração avermelhada na pele, geralmente sobre alguma proeminência óssea e que não desaparece ao fazermos pressão sobre ela. Nesse momento é importante o acompanhamento e tratamento com um profissional.
Mas, antes de chegarmos nesse estágio, a prevenção é a melhor opção, onde iremos estudar os fatores que colocam a pessoa acamada em risco e estabelecer as medidas protetivas. Vamos conhecer algumas dicas?
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Protocolo para prevenção de úlcera por pressão. Disponível em:https://www.gov.br/saude/ptbr/composicao/saes/dahu/pnsp/protocolosbasicos/protocolo-ulcera-por-pressao.pdf/view. Acesso em: 03 ago. 2024.
Onde Estamos
Trabalhe conosco: secretaria@escolhacertacuidadores.com.br
Telefone: (11) 2227-2205