Da mesma maneira que o nosso corpo vai perdendo eficiência ao longo do tempo se não é exercitado ou desafiado, a nossa mente também segue a mesma lógica. Durante o processo de envelhecimento, é fundamental que a pessoa idosa se mantenha ativa e independente, uma vez que essa fase pode trazer consequências negativas tanto para cognição quanto para a mobilidade.
A cognição saudável envolve a harmonia de fatores indispensáveis em nosso dia a dia, como a nossa habilidade de compreensão e entendimento, foco e concentração, raciocínio e memória.
Muitas vezes, as pessoas acabam conformando-se com a deterioração das funções, por pensarem que não há solução para melhorar a capacidade cognitiva dos idosos. No entanto, a estimulação cognitiva surge como uma importante aliada para manter a cognição saudável, podendo até prevenir doenças neurológicas e mentais.
Mas como é feita a estimulação cognitiva?
Essa estimulação é feita através de atividades que podem ser simples ou mais desenvolvidas, com o objetivo de estimular o idoso. Nessas atividades você pode explorar diferentes áreas do cérebro, propondo dinâmicas que incluem:
Estado emocional: por meio de atividades lúdicas, estimule a capacidade de entendimento dos seus sentimentos e situações agradáveis e desagradáveis para o idosos. Deixe que ele entenda os sentimentos e os nomeie.
Função motora: proponha atividades que estimule a movimentação total ou parcial do corpo. Nesse momento você pode usar a criatividade e utilizar objetos como bolas e bexigas.
Memória: utilize de jogos de memórias e fotos antigas de família para estimular a memória do idoso. Pegue fotos de aniversários e viagens e faça perguntas sobre o tempo e o espaço da foto. Além disso você pode fazer perguntas sobre a vida pessoal do idoso (idade, ano em que nasceu, nome de familiares e etc.), de forma divertida e lúdica (exemplo: como se ele fosse famoso e estivesse dando uma entrevista).
Função cognitiva: estimule diversos aspectos da cognição, como a criatividade, raciocínio, atenção e outros. Disponha de lápis, canetinhas e até mesmo tintas para fazer e colorir desenhos ou utilize de jogos simples que estimulem o raciocínio, concentração e atenção do idoso, como jogo dos sete erros, dominó, jogo de cartas, entre outros.
Referências:
MARIANO, Pâmela Patricia; CARREIRA, Lígia; LUCENA, Ane Caroline Rodrigues Miranda; SALCI, Maria Aparecida. Desenvolvimento de atividades de estímulo cognitivo e motor: perspectiva de idosos institucionalizados. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/DqGRm7bS7fKJKbsfwZGYkhD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2024.
Referências
ESTADÃO. Idoso é alvo fácil de invasores na internet. Disponível em: https://infograficos.estadao.com.br/focas/planeje-sua-vida/idoso-e-alvo-facil-de-invasores-na-internet. Acesso em: 28 jun. 2024.
G1. Número de golpes contra pessoas idosas cresce mais de 70% em 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/03/numero-de-golpes-contra-pessoas-idosas-cresce-mais-de-70percent-em-2023.ghtml. Acesso em: 28 jun. 2024.
Onde Estamos
Trabalhe conosco: secretaria@escolhacertacuidadores.com.br
Telefone: (11) 2227-2205