Estimulação cognitiva e sua importância para os idosos
Slide Heading
I am slide content. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here
Estimulação cognitiva e sua importância para os idosos

Da mesma maneira que o nosso corpo vai perdendo eficiência ao longo do tempo se não é exercitado ou desafiado, a nossa mente também segue a mesma lógica. Durante o processo de envelhecimento, é fundamental que a pessoa idosa se mantenha ativa e independente, uma vez que essa fase pode trazer consequências negativas tanto para cognição quanto para a mobilidade.

A cognição saudável envolve a harmonia de fatores indispensáveis em nosso dia a dia, como a nossa habilidade de compreensão e entendimento, foco e concentração, raciocínio e memória.

Muitas vezes, as pessoas acabam conformando-se com a deterioração das funções, por pensarem que não há solução para melhorar a capacidade cognitiva dos idosos. No entanto, a estimulação cognitiva surge como uma importante aliada para manter a cognição saudável, podendo até prevenir doenças neurológicas e mentais.

Mas como é feita a estimulação cognitiva?

Essa estimulação é feita através de atividades que podem ser simples ou mais desenvolvidas, com o objetivo de estimular o idoso. Nessas atividades você pode explorar diferentes áreas do cérebro, propondo dinâmicas que incluem:

Estado emocional: por meio de atividades lúdicas, estimule a capacidade de entendimento dos seus sentimentos e situações agradáveis e desagradáveis para o idosos. Deixe que ele entenda os sentimentos e os nomeie.

Função motora: proponha atividades que estimule a movimentação total ou parcial do corpo. Nesse momento você pode usar a criatividade e utilizar objetos como bolas e bexigas.

Memória: utilize de jogos de memórias e fotos antigas de família para estimular a memória do idoso. Pegue fotos de aniversários e viagens e faça perguntas sobre o tempo e o espaço da foto. Além disso você pode fazer perguntas sobre a vida pessoal do idoso (idade, ano em que nasceu, nome de familiares e etc.), de forma divertida e lúdica (exemplo: como se ele fosse famoso e estivesse dando uma entrevista).

Função cognitiva: estimule diversos aspectos da cognição, como a criatividade, raciocínio, atenção e outros. Disponha de lápis, canetinhas e até mesmo tintas para fazer e colorir desenhos ou utilize de jogos simples que estimulem o raciocínio, concentração e atenção do idoso, como jogo dos sete erros, dominó, jogo de cartas, entre outros.

Referências:

MARIANO, Pâmela Patricia; CARREIRA, Lígia; LUCENA, Ane Caroline Rodrigues Miranda; SALCI, Maria Aparecida. Desenvolvimento de atividades de estímulo cognitivo e motor: perspectiva de idosos institucionalizados. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/DqGRm7bS7fKJKbsfwZGYkhD/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2024.

Referências

ESTADÃO. Idoso é alvo fácil de invasores na internet. Disponível em: https://infograficos.estadao.com.br/focas/planeje-sua-vida/idoso-e-alvo-facil-de-invasores-na-internet. Acesso em: 28 jun. 2024.

G1. Número de golpes contra pessoas idosas cresce mais de 70% em 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2023/07/03/numero-de-golpes-contra-pessoas-idosas-cresce-mais-de-70percent-em-2023.ghtml. Acesso em: 28 jun. 2024.

Trabalhe conosco: secretaria@escolhacertacuidadores.com.br

Telefone: (11) 2227-2205

Copyright © 2020 – Todos os direitos reservados a Escolha Certa Cuidadores
Faça sua Avaliação KATZ.​
Escanear o código