Bem-Vindo a Escolha Certa Cuidadores
Rua Catiguá, 159 - Tatuapé,

São Paulo - SP, 03065-030

(11) 2227-2205

secretaria@escolhacertacuidadores
.com.br

Horário de Funcionamento

Seg-Sex 9:00-18:00

Causas e consequências das quedas na terceira idade
Causas e consequências das quedas na terceira idade

Saiba mais e aprenda como prevenir este tipo de acidente.

Qualquer pessoa pode cair, é normal. Porém, para um idoso, a queda pode representar algo grave, inclusive acarretando sequelas de problemas físicos que antes não existiam. A queda é, inclusive, a principal causa de acidentes entre a terceira idade, tendo seu índice potencializado em 30% após os 65 anos e com porcentagens ainda maiores à medida que a idade aumenta.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBait), a cada segundo um idoso cai em casa ou na rua em algum lugar do mundo. O risco de queda entre esta população pode ser justificado: a fraqueza muscular, o sedentarismo e o déficit de equilíbrio amplificam a chance de desastre.

O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), que analisou a prevalência e os fatores associados a quedas entre idosos brasileiros em áreas urbanas, corrobora com o posicionamento da SBait. O estudo, financiado pelos ministérios da Saúde e da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, mostrou que entre 4.174 idosos brasileiros, 25% já tiveram uma queda. A maior ocorrência foi em mulheres a partir dos 75 anos. Quanto aos fatores associados a queda, além dos já citados, o estudo trouxe: medo de cair devido a defeito nas calçadas; medo de atravessar a rua; artrite ou reumatismo; depressão e diabetes.

Nao são só problemas médicos que as quedas trazem, elas representam custo social, econômico e psicológico imensos, aumentando a dependência e a institucionalização. Estima-se que um a cada vinte idosos que sofreram uma queda tenham uma fratura ou necessitem de internação. Dentre os mais idosos, com 80 anos ou mais, 40% caem anualmente. Dos que moram em asilos e casas de repouso, a frequência de quedas é de 50%. Assim, ter um cuidador de idosos bem treinado é de extrema importância para zelar pelo bem estar e manutenção da saúde dos entes queridos de idade avançada.

Para evitar quedas, os idosos devem ter muito cuidado com a saúde, praticando constantemente atividade física de fortalecimento muscular e equilíbrio, além de fazer um acompanhamento regular da saúde integral, identificando problemas relacionados como diabetes. O Ministério da Saúde divulgou uma lista com onze medidas importantes de prevenção de quedas:

1. Evitar tapetes soltos;
2. Escadas e corredores devem ter corrimão nos dois lados;
3. Usar sapatos fechados com solado de borracha;
4. Colocar tapete antiderrapante no banheiro;
5. Evitar andar em áreas com piso úmido;
6. Evitar encerar a casa;
7. Evitar móveis e objetos espalhados pela casa;
8. Deixar uma luz acesa à noite, para o caso de precisar se levantar;
9. Esperar que o ônibus pare completamente para você subir ou descer;
10. Utilizar sempre a faixa de pedestre;
11. Se necessário, usar bengalas, muletas ou outros instrumentos de apoio.

Como agir em caso de queda?

Caso aconteça uma queda, ligue imediatamente para o SAMU (192), Polícia Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193), informando o ocorrido. Caso haja sangramento, cubra o ferimento com um pano limpo e o comprima para estancar o sangue. Enquanto os profissionais de saúde não chegam, tente manter o idoso calmo e imóvel.

Artigos Recentes
Artigos Recentes

Onde Estamos

logo-wide

Possuímos uma equipe altamente qualificada e especializada na assistência do cuidado integral a pessoa.

Profissionais com perfis adequados a cada momento de vida e necessidades do cliente.

Contato
  • Rua Catiguá, 159 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03065-030
  • Telefone: (11) 2227-2205
  • secretaria@escolhacertacuidadores .com.br
INSCREVER-SE
Digite seu e-mail e enviaremos as informações e os planos mais recentes.
Copyright © 2020 – Todos os direitos reservados a Escolha Certa Cuidadores
Faça sua Avaliação KATZ.​