Bem-Vindo a Escolha Certa Cuidadores
Rua Catiguá, 159 - Tatuapé,

São Paulo - SP, 03065-030

(11) 2227-2205

secretaria@escolhacertacuidadores
.com.br

Horário de Funcionamento

Seg-Sex 9:00-18:00

Chegou a hora de contratar um cuidador
Chegou a hora de contratar um cuidador

Empresa especializada ou pessoa física: como escolher o melhor formato?

O Brasil está envelhecendo. São mais de 30 milhões de idosos no país, um crescimento de 19% apenas nos últimos cinco anos. Na maioria das famílias, o questionamento se repete: como cuidar, em casa e da melhor forma, dessas pessoas que já fizeram tanto por nós?

No cenário atual, existem duas vertentes (legais) de atendimento para essa nova demanda: a contratação formal de um cuidador capacitado que atenda todas as necessidades do idoso e a contratação direta de uma empresa especializada em cuidar de pessoas. Apesar de ambos os lados oferecerem atrativos, muitas famílias pecam na hora de ponderar os prós e contras de cada tipo de negócio.

A contratação de uma pessoa física parece, a priori, vantajosa: os preços são supostamente mais baixos, a oferta no mercado éalta e pode-se tentar barganhar com o cuidador para estender as horas ou ampliar a função deste na residência. Interessante? Talvez.

Porém, qualquer contratação deve ser analisada adequadamente para evitar surpresas desagradáveis no processo. Assim, vejamos. No caso de escolher uma contratação formal, você terá que se preocupar com 13º salário; transporte ou ajuda de custo; possíveis faltas ou afastamentos por motivos de força maior; horas extras, que podem ser incorporadas ao holerite e ao 13º; contribuição previdenciária; férias; ajustes salariais de acordo com atualização anual e possíveis alterações ou quebras de contrato, o que pode deixar seu ente querido desamparado e você em uma situação muito complicada.

Ainda mais importante que tudo isso, existe a falta de garantia da qualificação real do cuidador, que pode acarretar desdobramentos desagradáveis no atendimento a residência e ao idoso, sem esquecer de todo tempo que você, como empregador, perderá ao gerir este funcionário. Some ainda o gasto monetário com um contador e/ ou advogado para conseguir atender todas as exigências legais. O preço continua mais baixo?

Já a segunda vertente, contratação direta de empresa especializada, oferece uma gama de vantagens ao contratante. Claro que estamos falando da contratação de uma empresa reconhecida no mercado, idônea e séria.

De acordo com a Prof. Esp. Luciane Lima, diretora da empresa Escolha Certa Cuidadores de Pessoas, a tranquilidade em saber que seu ente querido estará bem assistido em todos os momentos é um dos pontos fortes da preferência por empresa. “Quando a família contrata uma empresa especializada em cuidados assistenciais, as preocupações diminuem imensamente. Costumo dizer que nós cuidamos para que os familiares possam amar. Todas as preocupações com a gestão do cuidador passam a ser nossas, além de muitas outras preocupações que estão ligadas aos cuidados diários”, afirma.

Outro ponto de destaque na contratação de cuidadores via empresa é o treinamento que estes são submetidos. Na Escolha Certa Cuidadores, existe a cautela em instrumentalizar ao máximo os profissionaisem relação aos cuidados com o idoso, certificando-se de que eles estejam preparados para melhor compreensão, enfrentamento e manejo das possíveis situações de atendimento. Existe ainda o cuidado de treinar o cuidador para oferecer sempre um atendimento humanizado e integral à pessoa idosa.

Vale ressaltar que, na relação de contratação via empresa, não é apenas o contratante do serviço que se beneficia. O cuidador também é favorecido por este contrato, inclusive em detrimento a contratação formal, uma vez que ele poderá contar com treinamentos na área, negociação intermediada via empresaem situações imprevistas na residência, apoio especializado de enfermagem na assistência ao idoso e a certeza de pagamento e cumprimento de seus direitos.

“Todos têm que estar assistidos na relação: a empresa, o cuidador e, principalmente, o idoso, que ao invés de ter aborrecimentos devido a possíveis conflitos entre empregador e empregado, estará em um ambiente estável e positivo, com um cuidador de excelência para passear, conversar, rir, descansar e se sentir amado”, finaliza Luciane.

Artigos Recentes
Artigos Recentes

Onde Estamos

logo-wide

Possuímos uma equipe altamente qualificada e especializada na assistência do cuidado integral a pessoa.

Profissionais com perfis adequados a cada momento de vida e necessidades do cliente.

Contato
  • Rua Catiguá, 159 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03065-030
  • Telefone: (11) 2227-2205
  • secretaria@escolhacertacuidadores .com.br
INSCREVER-SE
Digite seu e-mail e enviaremos as informações e os planos mais recentes.
Copyright © 2020 – Todos os direitos reservados a Escolha Certa Cuidadores
Faça sua Avaliação KATZ.​