Bem-Vindo a Escolha Certa Cuidadores
Rua Catiguá, 159 - Tatuapé,

São Paulo - SP, 03065-030

(11) 2227-2205

secretaria@escolhacertacuidadores
.com.br

Horário de Funcionamento

Seg-Sex 9:00-18:00

Como seria a casa ideal do idoso?
Como seria a casa ideal do idoso?

Conheça os detalhes para deixar a casa de seu ente querido mais confortável e segura.

Julho é mais do que o mês com o restinho das festas juninas (chamadas “julinas”, neste caso). É o mês dos avós. E, para comemorar, vamos falar de um assunto muito importante e muitas vezes deixado de lado: qual a casa ideal para o idoso?

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 70% dos acidentes envolvendo pessoas com mais de 60 anos acontecem em suas próprias residências. Já uma pesquisa da USP revelou que uma casa adaptada para o bem-estar dos idosos reduz 40% dos acidentes domésticos. É só pensar: nós nos preparamos para a chegada dos bebês, que trazem consigo uma gama nova de necessidades. Por que não devemos nos preparar na terceira idade?

Um dos problemas que acontecem nas casas dos idosos, por exemplo, é a queda, pois eles se sentem familiarizados com o ambiente e andam mais confiantes, sem contar com o risco que vem com a perda de acuidade visual. Como resolver? Compensando com uma iluminação mais forte.

Para auxiliar a adaptar a sua casa ou a de seu ente querido, listamos algumas prioridades na reforma para a casa ideal. Assim, o idoso estará mais seguro e você, mais tranquilo.

Na Cozinha

Tente deixar os armários entre 50cm e 150cm de altura, para estarem ao alcance dos braços, evitando assim que necessite abaixar ou subir em escadas para pegar algo. Modele bancadas e pias com altura entre 80 e 95cm, assim pode-se manusear os alimentos os objetos sentado. Deixe sempre um tapete próximo a pia, evitando que o chão molhe e fique escorregadio. Ao invés de fogões convencionais, use o cooktop. É mais seguro.

Na sala

Prefira sempre cadeiras e poltronas com braços e com bordas arredondadas.Os assentos devem ser bem firmes e com altura adequada para que os dois pés se mantenham apoiados no chão, facilitando o processo de sentar e levantar. Uma boa pedida é a altura de 50cm. Utilize apenas móveis bem firmes e robustos para que sirvam de apoio.Se possível, prenda os móveis no chão ou na parede.Os aparelhos eletrônicos devem ter controle remoto e seus fios não devem ficar aparentes. Prefira papéis de parede simples, pois estampas rebuscadas podem confundir o morador e tirar a noção de profundidade.

Nas escadas

Tem como retirá-las? Se tiver, ótimo. Se não tiver, troque por rampas. Você pode utilizar rampas móveis de madeira ou de alumínio corrugado, que é antiderrapante, e com inclinação máxima de 10%. Não dá também? Então coloque corrimãos dos dois lados, faixas fluorescentes nos degraus, e reforme os degraus para que eles tenham entre 28 e 30 centímetros, para comportar o pé inteiro do idoso.

No quarto

Tem tapete solto? Retire. Eles são um convite à queda.A altura da cama deve ser propícia para o idoso ficar com os pés no chão quando sentado. Se o piso for algum que exija polimento, como madeira, use algum produto que evite que fique escorregadio. De preferência, troque por pisos antiderrapantes. Os armários devem ter portas de correr. Puxadores devem ser tipo alça e os cantos vivos devem ser evitados. Se possível, coloque iluminação na parte interna dos armários.

Nas áreas externas

Piso antiderrapante é obrigatório, porque é uma área exposta à chuva, então molha e se torna perigosa. Se houver desnível, coloque faixas de sinalização.

No banheiro

Como é o mais perigoso, deixamos por último. A grande maioria das quedas acontece nesse local, onde o idosos se sente completamente relaxado. Já comece por um piso antiderrapante. Coloque barras de apoio no boxe e ao lado do vaso sanitário, o que facilitará para sentar, levantar e permanecer de pé por um tempo mais longo. Tapetinhos? Esqueça. Coloque um banco firme dentro do boxe, de uma forma que não escorregue, e o idoso deve secar o pé lá dentro. Troque as maçanetas e torneiras por daquelas que tem um formatinho de alavanca. O manuseio é bem melhor. Se a porta não tiver 80cm de largura, reforme. A largura é bem importante para permitir o acesso com andadores ou cadeira de rodas.

Por fim, distribua botões de alarme pela residência. Lembre-se que hoje contamos com empresas especializadas em projetos de casas adequadas a população idosa. Devemos tomar muito cuidado com as adaptações. Por isso, procurar por um arquiteto especializado em casa segura já é uma realidade em muitos países. É nos detalhes que reside a segurança vital.

Artigos Recentes
Artigos Recentes

Onde Estamos

logo-wide

Possuímos uma equipe altamente qualificada e especializada na assistência do cuidado integral a pessoa.

Profissionais com perfis adequados a cada momento de vida e necessidades do cliente.

Contato
  • Rua Catiguá, 159 - Tatuapé, São Paulo - SP, 03065-030
  • Telefone: (11) 2227-2205
  • secretaria@escolhacertacuidadores .com.br
INSCREVER-SE
Digite seu e-mail e enviaremos as informações e os planos mais recentes.
Copyright © 2020 – Todos os direitos reservados a Escolha Certa Cuidadores
Faça sua Avaliação KATZ.​